Novidades

A Segunda fase de uma Startup!

Fazer com que uma startup vire um negócio sustentável e um case de sucesso não é nem de longe uma tarefa fácil e simples, certo? Por isso, passar por algumas etapas são fundamentais para o seu desenvolvimento. Mas sem desespero! Hoje vamos falar sobre a segunda etapa na vida de uma startup, chamada: operAÇÃO.

Conhecida como a “vida adulta” de uma startup, nessa etapa o planejamento estratégico inicial já foi definido e a ideia já está bem consolidada. E é nesse momento que chega a hora de vivenciar o mercado do seu produto/serviço, buscando clientes em potencial com o propósito de expandir. 

É importante que nessa fase o seu produto e/ou serviço já tenha sido testado, podendo ser inclusive adquirido de alguma forma. Nessa fase o KPI (Key Performance Indicator), ou em português “indicador-chave de desempenho”, entra em ação! 

Criando métricas que podem ser mensuradas, com o KPI fica mais fácil entender o desempenho de cada processo da empresa. Conhecida como “AARRR”, as métricas mais importantes desse processo, são: aquisição, ativação, retenção, receita e recomendação. E é através desses demonstrativos que começa então a hora de pensar e prospectar investidores, programas de aceleração e incubadoras.

Depois de esclarecer o que pode ser melhorado, qual caminho seguir e pensando na diversidade profissional e intelectual da sua empresa, mantenha sempre o seu plano de negócios atualizado, saiba delegar funções e entenda de uma vez por todas: quanto mais diferentes os sócios e os profissionais da sua equipe forem, melhor! 

A dica é, faça networking e entenda as necessidades dos seus consumidores, nem que para isso você tenha que seguir outro caminho, criando um novo mercado, crescendo rápido dentro de um mercado já grande ou dominando um determinado nicho no mercado. Seja relevante e inovador, melhorando um produto ou serviço já existente ou criando algo novo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *