O que é Hackathon?

O que é Hackathon?

“Programar com excelência em uma maratona”, traduzindo ao pé da letra esse é o significado de Hackathon, mas, explicando melhor o conceito, essa maratona movimenta toda a área de tecnologia e inovação, focando diretamente em desenvolver soluções de impacto no seu negócio. 

Essa prática começou no início dos anos 2000 e se tornou popular primeiramente nos Estados Unidos. Grandes empresas como o Facebook e o Google se utilizam das Hackathons para incentivar a criatividade de seus colaboradores na busca por soluções para os mais diversos problemas internos e externos do dia a dia.

A medida que a Hackathon foi se popularizando, a prática cresceu e trouxe ótimos resultados para várias empresas. Hoje em dia a Hackathon não é só utilizada por pessoas da área de programação, o que vale mesmo é trabalhar duro na execução de um projeto já eleito, seja ele feito por um time de colaboradores ou pelas lideranças da empresa.

E é claro que oferecer um prêmio durante o evento é mais do que justo, né? Apesar de não ser o motivo da Hackathon, é uma forma de incentivar o foco para que o objetivo seja alcançado! Que ao final da maratona agrega valor aos seus colaboradores, empresa e clientes. Portanto, ao final de toda Hackathon um júri é montado conforme os critérios de cada empresa para eleger o melhor projeto.

A Cinco Incubadora realizou a sua primeira Hackathon nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2019. Na maratona conseguimos reunir hackers programadores, desenvolvedores, engenheiros, arquitetos, administradores e inventores com o objetivo de criar soluções acessíveis e inovadoras, elegendo o projeto mais criativo que tivesse a possibilidade de ser aplicado nos setores da Construção Civil e Mercado Imobiliário. 

Curtiu e quer transformar a sociedade também? Então aguarde, que em breve teremos mais Hackathons onde você pode participar, independente da sua formação, profissão e habilidade! Vem pra Cinco. 

Leave a Reply

Close Menu