Conheça a primeira fase de uma startup!

Conheça a primeira fase de uma startup!

Ouvimos muitos dizerem que o conceito de fases de uma startup não é uma ciência exata, certo? Mas, alguns estudos traçam paralelos e colocam etapas na vida de uma empresa de tecnologia que acaba de nascer. 

Imagine essas etapas como se fossem fases de um videogame, onde em cada fase você precisa adquirir uma nova habilidade, aprender algo diferente, até chegar no “poderoso chefão”, que no caso das startups, pode ser igualado a finalmente: atingir o sucesso no mercado!

Hoje vamos abordar a primeira fase, chamada de Ideação. É o começo de tudo, onde após ter aquela grande ideia você começa a verificar como abrir uma empresa, como tirar tudo do papel e colocar em prática. É quando surgem questões, como: quem é meu cliente? qual é exatamente o meu produto? como vou vendê-lo? Nessa hora entram duas palavrinhas mágicas no universo das startups, que são: hipótese e validação!

A hipótese é pensar em um modelo de negócios, é o que você precisa que seja verdade para fazer o seu empreendimento funcionar. Já a validação, é quando você começa a ter certeza de que vão comprar sua ideia! Porém, essa certeza pode estar errada, por isso é importante investir um pouco mais de tempo descobrindo a persona, aprendendo sobre as suas dores. 

É importante que você saiba qual valor pretende entregar o seu cliente em potencial. Converse com o seu público, isso ajuda a pensar no modelo de negócios, afinal, nem sempre a nossa maneira de pensar na solução do problema pode ser a melhor para o cliente. 

Ainda durante a fase de Ideação, chega a hora de começar a levantar as informações necessárias para o MVP (Produto Viável Mínimo), a fim de validar o que vai ser necessário para testar as hipóteses, inclusive para avaliar suas funcionalidades e desenvolvimento do produto. 

Lembre-se que durante a etapa da Ideação, não é a hora ideal para investimentos. Esse é o momento de pré-aceleração, onde o importante é manter networking ficando ao lado de empreendedores e incubadoras, para conseguir infraestrutura e apoio necessário para o seu crescimento.

Leave a Reply

Close Menu